solidariedade

Bombeiros e cães que atuaram em Brumadinho serão condecorados nesta sexta

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Uma perita do Instituto Geral de Perícias, cinco bombeiros e quatro cães de salvamento do Estado que atuaram no trabalho de resgate na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, serão condecorados nesta sexta-feira. No grupo que vai receber as medalhas do governo do Estado e Defesa Civil, estão três bombeiros e dois cachorros de Santa Maria: o 1º tenente Ivan Flores da Rosa, 2º sargento Alex Sandro Teixeira Brum e Vagner Charão Lago, além dos cães Guapo e Logan. Eles já haviam recebido homenagens na Câmara de Vereadores de Santa Maria. 

Eles foram para a cidade mineira no dia 1º de março com a previsão de ficar no local por 10 dias, mas acabaram ficando mais de 20. De acordo com o tenente Ivan, 80% do trabalho da equipe foi graças à ação dos cachorros, que, na opinião, do bombeiro, não há tecnologia suficiente que supere esse tipo de atuação. 

- Nós ficamos muito felizes por esse reconhecimento, isso só nos fortalece, é um retorno do que fazemos para a sociedade. Em nossos treinamentos, sempre somos preparados para o pior cenário possível mas, quando chegamos (em Brumadinho), não tínhamos ideia do tamanho da catástrofe. Além disso, o tipo de terreno dificultou um pouco nos primeiros dias porque nunca tínhamos trabalhado com lama até então - comenta Ivan, o 1º Tenente. 

Pouco depois de retornar a Santa Maria, os três bombeiros comentaram como foi a experiência em Brumadinho para a reportagem do Diário, acompanhe no vídeo:


A homenagem será às 14h em frente ao Palácio Piratini em Porto Alegre. O governador Eduardo Leite (PSDB), o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior e o pelo chefe da Casa Militar e da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes estarão na entrega das homenagens. 

A TRAGÉDIA
No dia 25 de janeiro deste ano, a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, matando centenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório, onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento. Depois de arrasar a área da Vale, a lama da mineradora atingiu comunidades de Brumadinho, destruindo casas, uma pousada e propriedades rurais. Conforme a Defesa Civil a tragédia vitimou, até o momento 217 mortos identificados, 87 pessoas ainda estão desaparecidas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Barragens de 6 cidades da região receberam vistoria do governo Anterior

Barragens de 6 cidades da região receberam vistoria do governo

Morre o presidente da Associação de Propagandistas de Laboratórios de Santa Maria Próximo

Morre o presidente da Associação de Propagandistas de Laboratórios de Santa Maria

Geral